terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Iniciadas B, 10-2-2008: CPN-Penafiel, 35-67

Mais um jogo muito emotivo, demasiado emotivo, em que as meninas do CPN jogaram contra uma equipa muito forte e com uma experiência já muito grande. Mesmo assim, com uma recuperação espectacular, estiveram separadas apenas por um pontinho da outra equipa ao intervalo (21-20). No 3º e 4º períodos, com o cansaço e a menor experiência das jogadoras do CPN, o marcador foi-se adiantando para as adversárias a um ritmo mais calmo do que as emoções na bancada. Parabéns ao empenho e esforço das atletas do CPN que, enquanto tiveram força, conseguiram enfrentar um adversário mais poderoso, principalmente enquanto na bancada estivemos mais preocupados em apoiar as jogadoras do que a chamar a atenção dos erros crassos dos árbitros e da falta de desportivismo em alguns momentos de algumas jogadoras do Penafiel. Estes factos não justificam a nossa (onde se inclui este vosso bloguista) perda de controlo face a um jogo de basquete. Não só tal não merece tão grande empenho emocional, como a imagem perante as miúdas (a própria filha) e nós próprios nos aproxima (e falo por mim) de uma irracionalidade que a mim francamente me assustou.
Temos que nos divertir com os jogos. E apoiar as miúdas! Mesmo que às vezes não apeteça assim muito, acho que se o nosso excelente grupinho de mães começar a bater palmas e a gritar CPN, o pavilhão até virá abaixo, a Sofia Moniz vai saltar ainda mais alto, a Catarina Moreira vai lançar ainda melhor bola, a Rita vai marcar ainda mais cestos, a Sofia Almeida vai fazer ainda melhores passes, a Andreia vai fazer ainda mais fintas, a Catarina Pinto vai encestar ainda melhor, a Joana vai voar ainda mais depressa com a bola, a Ana Filipa vai ganhar ainda mais ressaltos, e eu...bom, eu vou-me sentar numa cadeirinha a vê-las jogar!
BEM HAJAM

Este conjunto de slides, fala de algumas das coisas boas do basquete (sugiro que descarreguem para o computador antes de abrirem, senão desformata...)
- http://www.divshare.com/download/3764620-ab2

O treinador Bruno Nacarato convocou as seguintes atletas, que no campo contaram também com o treinador Ricardo Lajas:
- Ana Morgado
- Andreia Caldas
- Catarina Moreira
- Catarina Pinto
- Francisca Meinedo
- Joana Moreira
- Mariana Guerra
- Marília Oliveira
- Marta Coelho
- Rita Sousa
- Sofia Almeida
- Sofia Moniz

9 comentários:

Isaura disse...

Que acrescentar ao excelente texto do "blogista-mor" que é, ao mesmo tempo, um desabafo e uma proposta? É verdade que as emoções nos pregam partidas quando estamos a ver os filhos (e os amigos dos filhos que são um pouco nossos "filhos" e "amigos" também) mas temos que dar um exemplo aos nossos filhos pela positiva. É verdade que as arbitragens nem sempre são as mais adequadas mas não é nada fácil arbitrar jogos de crianças. Há meios muito melhores de corrigir o trabalho de um árbitro do que a simples "boca". E o básquete tem que ser uma festa para que possamos dizer, como está no fim do documento anexo ao texto do "bloguista-mor": "I love this game".
Força CPN!

Cristina Moreira disse...

Que mais se pode dizer ao comentário do nosso "bloguista-mor" como diz a nossa amiga Isaura, foi um jogo muito dificil mas o certo é que o mais importante não é o resultado mas sim o empenho das nossas atletas que se esforçaram até ao final do jogo.Como diz a Isaura e muito bem as arbitragens nem sempre são as mais adequadas ...mais uma razão para nós pais que estamos na bancada aplaudir e gritar com muita força esta equipa de miúdas que tanto merece a nível profissional "Basquet" como a nível pessoal. ( Ah! Ah! com este comentário vocês não contavam).
Força CPN!

Armando Almeida disse...

Claro que contava com um comentário da Cristina. Gostava de ter a calma com que a Cristina (e outras mães) por exemplo consegue ver os jogos, sem grandes sobressaltos e sempre bem disposta. Temos que conseguir apreciar as manhãs ou tardes dos jogos sem estes se tornarem um suplício se por acaso as coisas não correm tão bem. Tenho que confessar que no final do jogo de Domingo estava com dores de estômago, não só do stress (que foi demasiado) causado pelo envolvimento no encontro, mas também por imaginar as cenas que tinha feito se tivesse sido mosquinha!! Em resumo cheguei ao final do dia mais "roto" do que sexta-feira à noite!

Paulo Pinto disse...

Amigos, estão todos convidados para nos jogos começarem a fazer, e não sei se este termos existe, "barulho positivo"!
Foi este "barulho" que empurrou as nossas meninas para aquele segundo período fantástico contra o Penafiel.
Força CPN!

Isaura disse...

Definição de "barulho positivo" (com base em dicionário de básquete publicado): Por "barulho positivo" entende-se o ruído feito pela assistência (entenda-se assistência como conjunto de pessoas na bancada e não aqueles passes 5 estrelas) para a apoiar a sua equipa. Consiste em quatro partes:

1) Gritar "defesa", "braços no ar" e "não deixa, à frente" sempre que a equipa apoiada está na defesa;
2) Aplaudir com palmas quando a equipa apoiada marca;
3) Aplaudir com palmas quando há substuição saindo a jogadora "A" e entrando a jogadora "B"(eventualmente reforçar com um "Foi bom A" e "Força B");
4) Aplaudir ainda com mais palmas quando a jogadora "X" da nossa equipa falha e juntar "Força, X! Não desiste".
Este dicionário de básquete que consultei diz isso mas aposto que ainda há outros que dizem mais coisas giras. Acho que há um que diz que se deve aplaudir os cestos dos adversários quando são em consequência de jogadas tipo "Michael Jordan".

Força CPN!

Bruno Nacarato disse...

Muito bem! Eu, que já fui jogador, sei que esse "barulho positivo" é o melhor apoio a qualquer equipa. Mesmo quando estava em campo ou no banco sabia aplaudir as boas jogadas da outra equipa. Há que pensar que se nós temos muitos adversários pela frente, todos eles olham para nós, também, como adversários. Se não houver respeito o Jogo vai desvirtuar-se e tornar-se mais um desporto como o futebol.

Basquetebol é um jogo para pessoas inteligentes, tanto treinadores, como jogadores, como árbitros e adeptos.

Até o arbitro percebe melhor o que a bancada diz se essas palavras não vierem enroladas no meio de calão ofensivo. Aliás, experimentem aplaudir a decisão do árbitro uma vez por outra, acreditem que ele vai dar mais ouvidos à bancada depois disso, principalmente estes árbitros que não têm muita noção do que fazem.

Mas o que interessa é continuar a dar força a esta equipa.

Sinceros cumprimentos, até logo, no treino.

Armando Almeida disse...

"Barulho positivo"...gostei dessa meu caro Paulo Pinto. E o nosso "Dicionário-mor" arranjou logo 4 entradas para essa definição!! Vamos a isso CPN!

Cristina Moreira disse...

Esse convite que o Paulo Pinto fez já está aceite, quanto às definições de "barulho positivo" tá 100% certo.. quanto à minha calma (engana um bocadinho), pois também acho que falta a poção mágica da Isaura (cházinho claro) para nos acalmar. Estou certa que nos próximos jogos toda a gente se vai divertir e apoiar a nossas miúdas com muita força.
Força CPN!

Armando Almeida disse...

O Bruno deve ter razão numa coisa que eu não tinha de facto pensado. O aplaudir o árbitro numa boa decisão, pode funcionar positivamente até para a nossa equipa. O calão faz com que ele se proteja não ouvindo e por isso não se apercebendo que até pode ter errado na sua decisão! As atitudes menos desportivas das outras equipas é que podem custar mais um pouco a aceitar!