domingo, 15 de fevereiro de 2009

Campeonato Distrital, 2ª Divisão - 5ª Jornada (15-2-2009): Juvemaia x CPN-B = 19-93


Foto de Renato Castelo com a Máquina de Vasco Caldas :)

Verdadeiramente intratáveis! Foi assim que estiveram as nossas atletas na vitória mais destacada (mais uma!) sobre o Juvemaia até agora, o que tem sempre um sabor especial! E as miúdas partilham desse sabor especial, pois todos nos lembramos daquela vergonhosa arbitragem de Novembro passado, em que a Dnª Maria se ofereceu para fazer uma péssima contribuição para o bem-estar de quem participou e de quem assitiu àquele jogo. Mas é interessante ver a espantosa evolução de muitas das nossas atletas nestes três meses. Parabéns às meninas do Juvemaia, que nunca viraram a cara à luta, e à correcção absoluta das bancadas (até aqui houve evolução :) ).

Resultados dos parciais: 1º período, 3-18; 2º, 8-29; 3º, 2-26; 4º, 6-20

Ficha Jogo (Rui Moreira): Juvemaia x CPN-B = 19-93
O treinador Bruno Nacarato orientou as seguintes atletas:

- Andreia Caldas (13)
- Catarina Moreira (6)
- Catarina Pinto (4)
- Gabriela Caldas (4)
- Joana Nora (21)
- Mafalda Silva
- Mariana Guerra (17)
- Renata Castelo (10)
- Rita Madureira (8)
- Sofia Almeida (10)

7 comentários:

Isaura disse...

E não só o ambiente nas bancadas estava animado, mas nos balneários após o jogo também com as duas equipas a conviver em amena cavaqueira. Havia umas "cuscas" que queriam saber coisas de namoros da outra equipa.
É bom deixar as adversidades dentro do campo.

Quanto ao resto: "o passado foi lá trás" Bora a olhar para o futuro que é o mais importante. E a treinar cada vez com mais afinco em cada treino.

Força meninas. Força CPN!

Unknown disse...

lamentável comentário!!! No entanto parabéns à evolução do CPN. Abraço especial ao pessoal amigo de Ermesinde.
Marco Rodrigues

Era Actual disse...

Parabéns à equipa pelo desempenho! Todos os pais estão de parabéns tambem, pelo apoio que dão às atletas.
Apesar do convite que me foi feito para assistir ao jogo, nao me foi possível estar presente.Ainda bem que temos este espaço para estar a par do que se passa com a equipa.
Força CPN!

Vasco Caldas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vasco Caldas disse...

Foi sem duvida uma demonstração do quanto têm evoluido as nossas meninas, pois mais importante do que o resultado foi sem duvida a sua postura dentro de campo, estiveram fortes a defender e a atacar efectuaram muitas jogadas que se tem treinado e mais importante jogaram em equipa. Importante também foi o excelente ambiente que se viveu no final do jogo entre as duas equipas, em que as meninas foram ao balneario do Juvemaia dar os Parabéns á jogadora Nº 8 que fazia anos, daqui os meus parabéns para ela. Para terminar quero deixar uma palavra de apreço para a equipa tecnica do CPN ("Mister" Agostinho e Bruno Nacarato) pelo seu excelente serviço, e dizer as meninas que devem olhar para este resultado como exemplo, para entenderem que têm de trabalhar muito para serem sempre as vencedoras.

Paulo Pinto disse...

Amigos, já não me lembrava do tal jogo e já o tinha "apagado". O que interessa é que todas as meninas (incluindo as do Juvemaia) puseram em campo uma força de vontade muito grande, dispostas a lutar até ao limite e jogaram bom basquetebol. Muito bem na defesa, onde a ajuda é muito importante e acabaram por dar uma bela lição de respeito pelo adversário, esquecendo o resultado e lutando lealmente pela vitória.
Força CPN!

Isaura disse...

Ainda a propósito do jogo com o Juvemaia queria compartilhar umas frases:
1- O RESULTADO FINAL: "É fundamental aprender a respeitar adversários e companheiros de equipa. Sem os primeiros, não há competição. Sem os segundos dificilmente venceremos" (Jorge Araújo, in Planeta Basket). As meninas do Juvemaia, e a equipa técnica merecem todo o nosso respeito. As meninas são umas queridas e a equipa técnica é bem simpática. Posso testemunhar a simpatia com que alguns elementos da equipa técnica procuraram a minha filha no final de um corta-mato escolar para a felicitarem com carinho. Eu não assisti, mas o carinho chegou até mim. Vamos esquecer o passado e não levantar problemas que não existem. Como disse ontem, "o passado foi lá trás"!

2-DEFESA: "um bom defensor consegue transformar os princípios elementares do Jogo e do bom-senso, convertendo a «figura principal» - o jogador com bola - num elemento ameaçado, amedrontado, perdido num jogo psicológico invulgar.

Joelhos flectidos, enquadramento com o cesto, olhos na bola e na cintura do jogador, mãos a perturbar e «deslizar sem levantar». Vontade. Gozo absoluto. Defender proporciona um prazer desmedido em Basquetebol.

Olhar o adversário nos olhos, sentir a sua respiração transtornada, perturbar a condução de bola, tapar caminhos para o cesto, fechar linhas de passe, roubar bolas, sacar faltas atacantes, dobrar um companheiro ultrapassado, comunicar, apreciar as caras de incapacidade e revolta nos adversários quando a defesa resulta. Ver um contra-ataque bem sucedido logo depois de se ter saboreado a impotência inimiga nos 24 segundos anteriores. E renovar a vontade. Defender é solidariedade. É salto para a linha cesto-cesto quando a bola está do lado contrário, é mergulhar no chão para ir buscar uma bola perdida, é fechar a linha final, é bloquear para garantir o ressalto, é saber que se porventura falharmos teremos alguém a dar o corpo ao manifesto por nós.

Pode-se ensinar a posição defensiva mas como se incute gozo? Pode-se estimular a atitude, espicaçar a entrega ao jogo, mas como se transmite prazer no sacrifício de estar tantos segundos em posição tão incómoda? Pode-se apelar à união mas como se constrói solidariedade?

Como fazer chegar tudo isto aos atletas em formação? No fundo, como ensinar defesa?"
Este texto longo (como às vezes nos parece quando estamos a defender...a mim chegou-me a tocar a fantástica Teresa Barata), foi também retirado do Planeta Basket (autores Miguel Tavares e João Cruz). à pergunta "como ensinar defesa aos atletas em formação?" é responder: perguntem ao Agostinho e ao Bruno!

Hoje não gasto mais tempo de antena.