quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Portimão '09, Festa do Basquetebol Juvenil" (Selecções Distritais): Iniciadas Femininas, Sub-14, FINAL: AB Porto x AB Aveiro = 45-72



EM CIMA: O abraço de união entre todos os treinadores, seccionistas e atletas Iniciadas e Cadetes: apesar da derrota desportiva, a vitória do desportivismo!
EM BAIXO: Selecção de Iniciadas da AB Porto, no Torneio Portimão 2009; (em pé) - Eduarda Silva (chefe da comitiva); Lurdes Miranda (treinadora-adjunta); Eduarda Umabano (Valongo); Catarina Rolo (FC Porto); Joana Cortinhas (Académico); Joana Neves (Coimbrões); Alberto Saraiva (treinador-adjunto); Ana Granja (Coimbrões); Susan Lopes (Bolacesto); Ana Cavalheiro (Valongo); Renato Horta (seccionista); (sentadas) - Rita Lino (Leça); Barbara Nobre (Aroso); Marta Pereira (Coimbrões); Fabiana Mendes (Coimbrões); Marta Gonçalves (Bolacesto)

Excelente experiência, esta vivida pelo Vosso Bloguista-mor na parte final desta Festa do Basquetebol realizada na Arena de Portimão. Ambiente fantástico nas bancadas, grande correcção nas bancadas entre os públicos afectos às diferentes Associações, arbitragens muito boas (daquelas que vi!...que contraste com os amigos que vamos encontrando cá por cima), quatro jogos em simultâneo e as selecções do Porto que chegaram às 4 finais em disputa: Iniciados e Cadetes, Masculinos e Femininos - 20 vitórias (5 cada equipa) e nenhuma derrota no percurso das 4 equipas até ao passado Domingo de manhã. Com as 4 finais a decorreram ao mesmo tempo, o coração fez-me ficar na final de Iniciadas Femininas - apesar do esforço e dedicação deste fantástico grupo de meninas (todas já conhecidas deste Vosso amigo das partidas disputadas com o CPN ao longo destes últimos dois anos, todas "pequenas Grandes" atletas!), não foi possível fechar com chave de ouro, pelo menos no plano da competição pura e dura, esta participação! As jogadoras da selecção de Aveiro destacavam-se pela altura, pela largura e pelo volume de massa muscular, além de um nível de jogo elevado... pareciam tudo menos atletas sub-14!!
Quando o jogo acabou as atletas do Porto (e nós) foram a correr para a zona central da Arena para apoiar as colegas cadetes durante os instantes finais, cheios de dramatismo, da outra final. A derrota final por 7 pontos, também com a selecção de Aveiro, deixa à imaginação visualizar o combate taco-a-taco que se terá desenrolado! Como as selecções do Porto fizeram o pleno de estarem nas 4 finais do Torneio, as 2 equipas masculinas "vingaram" as suas colegas e amigas e ofereceram-lhes duas magníficas vitórias frente às selecções de Setúbal e de Lisboa.
Todo o ambiente em redor dos jogos e na zona da marina de Portimão, só espelha a excelente imagem que este Torneio desperta na cidade!

Seguem-se algumas fotos obtidas antes e durante o jogo da final:
http://www.divshare.com/download/7051906-d1b

CLASSIFICAÇÕES (Femininos):

SUB-14 FEMININOS
1º A.B.Aveiro
2º A.B.Porto
3º A.B.Lisboa
4º A.B.Coimbra
5º A.B.Algarve
6º A.B.Santarém
7º A.B.Madeira
8º A.B.Açores

Sub-16 Femininos
1º A.B.Aveiro
2º A.B.Porto
3º A.B.Lisboa
4º A.B.Madeira
5º A.B.Coimbra
6º A.B.Açores
7º A.B.Santarém
8º A.B.Setubal

1 comentário:

Isaura disse...

O bloguista-mor está cada vez mais paparazzi com a máquina nova. lol.
Mas foi uma festa bonita do básquete juvenil. Uma grande festa. Senti saudades do primeiro Torneio Nacional de Cadetes Femininos, realizado em Março de 1981 em Lisboa. Na altura estava dentro do campo e não nas bancadas. Aliás acho que o pavilhão da altura não se comparava a esta Arena de Portimão e não havia bancadas! A ABP sagrou-se vencedora do I Torneio Nacional de Cadetes e a Eduarda Silva (chefe de comitiva da ABP em Portimão) foi eleita a "Melhor Jogadora do Torneio". O tempo passa depressa! Aproveitem bem meninas e divirtam-se a jogar básquete.
Força ABP!