segunda-feira, 14 de junho de 2010

FINAL NACIONAL SUB-14 (Final Six): CPN 3º Classificado
















Terminou em grande apoteose a Final deste Torneio Nacional de Sub-14, com a equipa-surpresa da Juventude a quase derrotar o campeão que se achava antecipado (SIMEQ), o qual passou as passas do Algarve (leia-se Juventude...) para ganhar após prolongamento (mas com a poste do SIMEQ plantada várias vezes por mais de 3 segundos no garrafão - mas esta regra provavelmente não se aplicava neste torneio..., ou melhor, nesta Final).
Parabéns às nossas meninas, que apesar de não terem conseguido o objectivo máximo proposto (2 derrotas nesta fase final a adicionar a apenas mais duas em toda a época!), lutaram bravamente! perderam por duas vezes, uma com o SIMEQ (por 20 pontos), com a qual jogou a seguir à derrota com a equipa-surpresa (Juventude) por um ponto. O SIMEQ ficou com 10 pontos, depois a Juventude, o CPN e o Académico todos com 8 pontos e depois as equipas insulares (Os Vitorinos dos Açores e o União da Madeira). O CPN ganhou (pela 6ª vez em 6 jogos) ao Académico por 3 pontos e este venceu o Juventude por 6 pontos. No deve e haver do "cesto-average" entre as 3 equipas, a Juventude que a 30 segundos do final estava à frente para ser campeã nacional foi parar ao 4º lugar e o Académico ficou em 2º lugar com mais um ponto de "cesto-average" que o CPN.
Parabéns às equipas que, num pavilhão sem condições para albergar todo o público presente, acabou por ter como atractivo a magnífica claque do Juventude, cujos decibéis recordaremos tanto quanto a sua simpatia.
Uma última palavra:
às meninas da Quinta dos Lombos, que pela amizade às nossas atletas fizeram uma claque especial de apoio juntamente com as nossas três atletas lesionadas do plantel, a Renata castelo, a Joana Moreira e a Catarina Brandão.
à excelente camaradagem entre as miúdas do CPN, Académico, SIMEQ e Juventude (e com as outras equipas também). Foi bonito de ver.
... ao magnífico Restaurante onde fomos a 1ª vez...e mais seis vezes seguidas... Vale a pena.
Ao Pedro Brandão que disponibilizou "o autocarro especial" que aqui o bloguista levou para baixo e ao Renato Horta que teve a gentileza de me ajudar a trazê-la para cima já que não houve mais voluntários para ir rodando à vinda.
Única nódoa no pano (além das condições do pavilhão) - aquando da derrota do CPN por um ponto com a Juventude, as atletas (?) do SIMEQ a dizerem adeus à claque do CPN...não ficou bem, e a sua falta de humildade ía-lhes saíndo caro na final! E, o Sr. treinador do SIMEQ no final...é preciso saber perder, mas também saber ganhar...um palhaço no meio da palhaçada da arbitragem da final!!

Para terminar em grande, parabéns especiais à nossa Sofia Moniz por ter sido eleita para o 5 ideal do Torneio NacionaL: Cinco ideal (votado pelos treinadores das 6 equipas participantes): Sónia Santos (Juventude VRSA), na posição 1 (base); Catarina Cardoso (SIMECQ), na posição 2 (base/extremo); Sofia Girão (Académico), na posição 3 (extremo); Ana Moniz (CPN) na posição 4 (extremo/poste) e Maria Kostourkova (SIMECQ), na posição 5 (poste), que receberam troféus individuais.

Classificação Final:

# Equipa J V D FC PM PS Dif Pontos
1º SIMECQ 5 5 0 0 285 178 +107 10
2º Académico 5 3 2 0 236 230 +6 8
3º CPN/ÓpticaEraActual 5 3 2 0 248 210 +38 8
4º Juventude B.C. 5 3 2 0 210 200 +10 8
5º Vitorinos 5 1 4 0 206 306 -100 6
6º C.F. UNIÃO 5 0 5 0 209 270 -61 5

O treinador Agostinho Pinto utilizou as seguintes atletas:

- Ana Morgado (24)
- Andreia Caldas (27)
- Beatriz Mesquita (2)
- Catarina Moreira (4)
- Catarina Pinto (7)
- Cláudia Carneiro (12)
- Francisca Meinedo (32)
- Joana Gadelho
- Joana Nora (30)
- Mariana Guerra (14)
- Rita Madureira (14)
- Sofia Almeida (26)
- Sofia Moniz (55)

7 comentários:

Isaura disse...

Caras amigas, caros amigos:

Terminámos ontem a participação em jogos oficiais nesta época. Foi uma época longa e difícil mas valeu a pena! As míudas cresceram e amadureceram e vão crescer ainda mais. Todos ficamos tristes com este 2º lugar tripartido porque o sonho ditava mais. Aprendemos que é preciso viver um jogo de cada vez, tal como na vida se vive um dia da cada vez. Lutar muito em cada jogada e "abrir os olhos" antes que o adversário o faça!

Parabéns a toda a equipa (treinador, jogadoras e seccionistas) pela época fantástica que fizeram. Contem com o apoio dos pais para a próxima época. Aos pais, obrigada pelo companheirismo na bancada e nos kms que se percorrem.

Isaura disse...

Faltou dizer que a nossa Sofia Moniz foi eleita para o 5 ideal (votos dos 6 treinadores presentes). Parabéns Sofia!

E, como se vê pelas fotos anexas, os Pais experimentaram uma nova actividade dinamizada pelo espírito comercial do nosso amigo Gadelho. A venda das camisolas, perdão "T-shirts", foi uma inovação a repetir em breve.

Força CPN!

Unknown disse...

Parece-me existir alguma azia com a derrota por 20 pontos, gostava de lhe ler um comentário a esse jogo (para alem do "ter sido a seguir ao jogo c/ Juventude derrota por 1" o que justifica muito pouco).
Quanto à análise que faz "da final" realmente a SIMECQ passou as passas do Algarve, só não referiu que tal deveu-se, principalmente, à "grande estratégia" (defesa Zona todo o jogo) montada pelo treinador do Juventude, o que realmente foi uma grande inovação, pois nos muitos e muitos jogos (anos) que já vi deste escalão foi a 1ª vez que vi uma equipa a defender zona.
Será que o Treinador do CPN está arrependido de não ter sido inovador como o seu "colega"? Poderia ter sido campeão.

J.R. (simecq)

Armando Almeida disse...

Azia era o que o SIMEQ ia tendo por pouco, com as camisolas e champanhes prontos para entrar em campo. O Sr. João enganou-se, tá a ver? Eu não sou o treinador do CPN (que tem um blog em www.basqueteboldocpn.blogspot.com). Eu não sou treinador, sou pai e este blog criei-o há 4 anos e digo o que muito bem me apetecer, quando e como quiser. Nunca tive problemas e, como pôde ver, o seu comentário azedo não foi filtrado nem bloqueado. Também tem razão quanto à defesa à zona marcada e eficientíssima feita por uma equipa que em média media menos 50 cm do que as pesadas torres do SIMEQ. Não terá sido correcto a utilização dessa táctica a este nível, é verdade, os regulamentos dizem que "não é aconselhável a marcação à zona". Mas não a proíbem...e depois do Juventude perder e bem com a equipa do Académico o treinador algarvio usou as armas que tinha e a vítima foi o CPN, já que é política do nosso treinador não utilizar este estilo defensivo no escalão de iniciadas. E manteve-se fiel aos seus princípios - veja em www.basqueteboldocpn.blogspot.com. Mas já agora, o SIMEQ também jogou à zona em largos períodos de tempo...é que o aperto foi grande... :)

Renato Castelo disse...

Depois da azia e compensan em doses industriais, nós do CPN sabemos analisar os jogos e todas as suas condicionantes. É dificil a qualquer equipa jogar num pavilhão tão pequeno como o do SIMECQ que não tem (nem tinha) as condições necessárias a realização da fase final. Em termos de arbitragem, não temos a influencia que os senhores do SIMECQ têm, pois para além de terem 4 atletas com mais de 1,80 mt, as mesmas podem permanecer junto ao cesto dentro do garrafão de braços estendidos ao céu, a espera de um "milagre" (leia-se os ressaltos). Podem vir dizer que são a melhor equipa mas, se no jogo com o Juventude (que perdemos e não jogamos o suficiente para ganhar) a arbitra não tivesse dado uma pequena ajuda... Esta arbitra que depois de apitar o jogo entre o SIMECQ e CPN ficou em amena cavaqueira, talvez perguntando se tinham gostado da sua prestação, com os pais das atletas do SIMECQ. A mulher de César não basta ser séria, é preciso parece-lo.
Mas de basquetebol eu não percebo mesmo nada...

Unknown disse...

Em primeiro lugar quero felicitar todas as equipas que participaram na Final6.
Depois felicitar o CPN pela época extraordinária que realizou: foi campeã distrital, numa série muito difícil, com adversários dignos e com uma boa formação (Académico; FCP; Bolacesto; Coimbrões, Valongo, Esgueira, etc.); garantiu o apuramento para a Final 6 invicto, defrontando, novamente, euqipas muito competitivas e que podiam estar qualquer uma na final.
É muito típico do nosso país, criticar quando as coisas não correm bem e esquecermo-nos dos inúmeros sucessos e feitos desta equipa e do seu treinador.
Trata-se de uma equipa jovem (sete atletas presentes na Final 6 são iniciadas de primeiro ano) com muito para dar e aprender.
É preciso saber ganhar e perder com dignidade e respeitar sempre os adversários, independentemente dos resultados.
Bem haja a todas as meninas que participaram na Final 6. Desejo-lhes os maiores sucessos no futuro.

Força CPN
Isabel Dias

Isaura disse...

Meu caro JR:
O Treinador do CPN era o mais experiente nesta fase final (ver nº das licenças) e já tem muitos títulos que atestam o seu mérito. Quanto ao "Poderia ter sido campeão", ele já foi campeão muito mais vezes do que os treinadores ditos "inovadores". Haja bom senso e seriedade por respeito às míudas.
As míudas da SIMECQ mereceram ser campeãs e não têm culpa destes disparates todos.