domingo, 9 de novembro de 2008
Iniciadas, 6ªJornada, 8,9-11-2008: Académico B x CPN A = 19-86; Valongo B x CPN B = 31-57
Jogo muito disputado entre as duas equipas e com grande correcção de parte a parte. Apesar do cronista não ter estado presente, conta quem lá esteve que na primeira metade do 1º período as meninas do Valongo foram muito lutadoras e estiveram particularmente concentradas, tendo por isso liderado o marcador, registando-se no final um equilíbrio notório (8-9). Nos outros períodos as miúdas do CPN foram vincando alguma supremacia, que se traduziu sucessivamente em 8-16 (16-25 ao intervalo), 5-16 no 3º período e 10-16 na 4ª e última parte. Parabéns às jovens atletas das duas equipas, às duas equipas técnicas e às duas claques que apoiaram entusiasticamente as duas equipas.
Ficha do Jogo (Hélder Nora): Valongo-B x CPN-B = 31-57
O treinador Bruno Nacarato utilizou as atletas:
- Beatriz Mesquita(2)
- Gabriela Caldas
- Márcia Teixeira (8)
- Mafalda Silva
- Renata Castelo
- Rita Sousa (6)
- Joana Nora (11)
- Mariana Guerra (10)
- Rita Madureira (2)
- Sofia Almeida (18)
No jogo entre o CPN A e o Académico B, apesar da resposta das miúdas desta equipa, superior ao encontro da 1ª mão, as atletas do CPN não tiveram muita dificuldade em levar de vencida as suas aguerridas adversárias, com parciais de 2-21, 1-25, 16-23 e 0-17 ao longo dos 4 períodos do encontro (3-46 ao intervalo...).
Ficha do Jogo (Rui Moreira e Paulo Pinto): Académico-B x CPN-A = 19-86
O treinador Agostinho Pinto utilizou as atletas:
- Ana Morgado (6)
- Andreia Caldas (8)
- Beatriz Carneiro (4)
- Cláudia Carneiro (13)
- Catarina Oliveira (26)
- Catarina Pinto (6)
- Francisca Meinedo (5)
- Sofia Moniz (18)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Neste domingo saí feliz do pavilhão de Valongo. Não pelo resultado (que nesta fase tem uma importância relativa) mas pelo que lá aconteceu:
1- O JOGO: vimos muitas jovens basquetebolistas com muito empenho no que faziam nos 40 minutos do jogo. O Valongo jogou melhor agora do que quando nos visitou há umas semanas. Mesmo tendo jogado com jogadoras que não foram utilizadas no primeiro jogo (havia uma menina lesionada, recordo-me), o melhor jogo do Valongo significa que a equipa evoluiu e isso é bom para o clube e para todos nós. Quanto melhores forem os adversários, mais vamos conseguir evoluir nós também!
As meninas do CPN tiveram algumas dificuldades em adaptar-se às tabelas e ao piso e falharam mais cestos do que o desejável. Não faz mal: da próxima já sabem como é e que o aquecimento serve para nos adaptarmos ao campo onde vamos jogar;
2 - OS BANCOS: Foi bom ver que ambas as equipas tinham bancos bem recheados com tantas jogadoras. Mais do que o que isso significa na perspectiva do treinador (o ter mais escolha), é muito bom ver que os clubes recrutam jovens atletas e que, por isso, estão a desempenhar bem o seu papel na formação;
3 - A ARBITRAGEM: Como este assunto foi tema de debate pelas dificuldades dos árbitros "amadores" queria deixar apenas uma nota sobre o assunto. Estes árbitros oficiais foram muito bons. Não se trata de não errar (eles também erraram aqui ou ali e isso não importa nada...errrar é humano). Trata-se destes árbitros terem tido uma autoridade e uma segurança inquestionáveis. Isso é bom , tanto mais que, visto da bancada, os árbitros pareciam bastante jovens.
O trabalho de um árbitro é ingrato porque é tanto melhor quanto menos se dá por ele. Era bom se se conseguissem juntar os jogos de escalões mais avançados com os mais jovens e "aproveitar" a presença de árbitros devidamente formados.
4 - AS BANCADAS: Estiveram ambas impecáveis! Eu estava mesmo no meio das duas bancadas porque estava a filmar. Ouvi muito "barulho positivo" do nosso lado mesmo quando estivemos a perder no 1º período. É assim que tem que ser porque a "energia positiva" se transmite para dentro do campo. E, meus caros, se até os "marmanjões" da selecção nacional de Futebol precisam dessa "energia positiva" (sem publicidade à GALP...), que fará as nossas meninas! Na bancada temos que ser sempre muito positivos.
Quando as míudas saem contentes do jogo, eu também fico (o que quer dizer que fico quase sempre contente...). Mas, desta feita, fiquei ainda melhor. Obrigada a todos os que contribuiram para o meu bom humor!
Beijos, abraços e até para a semana
Boa tarde!
Bons resultados este fim de semana do CPN. Parabéns!
Pelo comentário da D. Isaura o jogo correu pelas mil maravilhas...Não fui ver o jogo, mas comentário houve alguem que reparou que estes clubes estão a fazer alguma coisa na formação. E ainda dizem que os treinadores dos clubes não valem nada. Quem está na formação tem uma trabalho duro. Pelo que treinadora de Valongo me disse este ano conseguiu construir equipa B de iniciadas, escalão Infantis Feminino e ainda tem escalões de minis. Fazer o trabalho em escolas é muito importante (e essa treinadora tem feito, aí os resultados). Quem diz muito mal, não conhece mesmo os trabalhos dos treinadores de formação.A questão de arbitragem, é importante juntar o util ao agradavel. (Árbitros formados e jogos de escalões superiores.)Escalões de Formação sempre em primeiro. As atletas se estão contentes, os treinadores, dirigentes, etc, também deverão estar.
Saudações Desportivas
Maria
Afinal a D. Maria gostou do blog.
Saudações desportivas para si também.
É sempre dificil tentar defender intransigentemente os nossos amigos. Mas como pode ver, apesar dos resultados, nós só nos queixamos e fazemos barulho quando somos MUITO prejudicados. E com os árbitros federados, os protestos neste escalão são muito mais reduzidos (reduzidos não quer dizer inexistente). Espero que daqui para a frente os jogos, todos, sejam com a presença dos ditos árbitros.
E como pode ver o nosso mau ambiente fica espelhado na cofraternização, exposta no blog, antes da crónica do jogo de Domingo.
Enviar um comentário