domingo, 2 de novembro de 2008

Iniciadas, 5ª Jornada, 1,2-11-2008: CPN A x CLIP = 92-8; CPN B x Juvemaia = 71-76

Desta vez a jogarem no Sábado, a equipa do CPN-A derrotou copiosamente a equipa do CLIP: todos os períodos foram ganhos pelo CPN-A, com os parciais de 28-0, 22-4, 20-2 e finalmente 22-2 no 4º e último período. O público é que foi sempre efusivo, não só pela prestação das meninas, mas também para aquecer as mãos, já que a temperatura no pavilhão estava um verdadeiro frigorífico!!

Ficha do Jogo (Rui Moreira): CPN A x CLIP = 92-8
O treinador Bruno Nacarato utilizou as atletas:

- Andreia Caldas (10)
- Beatriz Carneiro (10)
- Cláudia Carneiro (16)
- Catarina Moreira (8)
- Catarina Oliveira (6)
- Catarina Pinto (8)
- Francisca Meinedo (6)
- Joana Nora (10)
- Rita Madureira (2)
- Sofia Moniz (16)

Jogo de muita luta das jogadoras do CPN que, que tiveram uma 1ª parte brilhante que terminou com 44-27 (20-11 e 24-16 de parciais). Depois, perante uma árbitra sem nível nenhum e deseducativa até para as atletas (não sabia contar passos, tadinha!) e perante a desorientação organizativa que se estendeu às perspectivas colocadas pelos técnicos na abordagem do crucial 3º período, o descalabro foi completo (11-28!!! no 3º período e 16-21 no 4º). Ora tendo em conta a histórica rivalidade entre Juvemaia (que habitualmente roda jogadoras do CPN em escalões superiores) e o CPN, que é levada ao rubro nas bancadas, este tipo de recuperação perfeitamente escusado levou a "tribo" de apoio da equipa visitante a ulular de modo realmente pouco dignificante e provocante. Não havia necessidade. Todas as jogadoras podiam rodar,calmamente, sem assistir a estas recuperações/perdas que ficam para a história.... Toda a gente sabia que esta era a equipa mais perto do valor do CPN-B e, portanto, por muito que estejamos a jogar a feijões e que os meus amigos gostem de dizer que é tudo a feijões, eles também não gostaram do que viram e podia-se ter abordado a 2ª parte do jogo com mais cuidado. Para a semana jogam-se partidas muito mais simples, logo eram só mais oito dias para estrear atletas que nunca vimos antes e que nunca efectuaram um treino com as iniciadas! Enfim, aprendem todos... jogadoras, treinadores e assistentes!
Claro que esta é apenas a minha opinião, num blogue aberto e onde todas as opiniões podem ser expressas. Mas nos quase 3 anos a que assisto jogos das miúdas este foi um dos poucos que me incomodaram pela falta de sentido lógico na condução do jogo. Claro que no fim, tudo passou e ainda nos divertimos a reviver algumas situações caricatas do jogo.

Ficha do Jogo (Rui Moreira): CPN B x Juvemaia = 71-76
O treinador Bruno Nacarato utilizou as jogadoras:

- Beatriz Mesquita
- Gabriela Caldas
- Joana Moreira (6)
- Joana Nora (7)
- Márcia teixeira (8)
- Mafalda Silva
- Mariana Guerra (7)
- Renata Castelo (10)
- Rita Madureira (2)
- Rita Sousa (5)
- Sofia Almeida (25)
- Susana Reis (estreia absoluta)

13 comentários:

Isaura disse...

No domingo tivemos uma vez mais uma arbitragem com muitos erros cometidos para ambas as equipas. Na minha opinião não foi isso que ditou o resultado final. Um jogo são 4x10 min e nem sempre sair para o intervalo como claro vencedor significa que o mesmo aconteça no final. Apesar do nervosismo que se apoderou das nossas jogadoras no 3º período, talvez porque a pressão do Juvemaia aumentou, foi muito bom ver que as míudas do CPN não baixaram os braços e lutaram até ao último segundo! Nunca neste Campeonato as nossas atletas tinham saído para o intervalo a ganhar e, em tão pouco tempo, sentirem a vantagem escapar entre os dedos. Os meus parabéns à "fibra" desta equipa do CPN que, por isso, só saiu derrotada no marcador dos pontos.

Paulo Pinto disse...

Bom dia, antes de demais devo dizer que foi um belíssimo jogo de basket, 2 equipas iniciadas terminarem um jogo acima dos 70 pontos é bom.
As meninas do CPN tiveram uma actitude fantástica nunca desistindo do jogo. Temos que melhorar a nossa defesa e não falhar lançamentos fáceis, são estes os erros que devemos trabalhar para sermos melhores, porque no que toca aos erros dos àrbitros, temos que aprender a viver com eles e não os podemos rectificar.
Força CPN!

Helder - Bola 5,6 e 7 disse...

Gostaria de felicitar ambas as equipas pelo jogo de ontem...as meninas estão de parabéns. Muitos pontos marcados...não houve tempo para analisar arbitragem nem para ouvir comentários desajustados...Muitos Parabéns.

Aproveito para cumprimentar o autor deste blog e convidá-lo a visitar e quem sabe deixar um comentário no meu Blog pessoal: http://helderbola56e7.blogspot.com

Ass: Helder Silva

Renato Castelo disse...

Sem ter estado presente no jogo (com muita pena minha), e fazendo uma conclusão das análises feitas pelos meus companheiros de bancada, cheguei a conclusão que neste momento o treinador Bruno é o verdadeiro exemplo da nossa mascote "NUAR"; pois pelos vistos e ao contrário das atletas tem andado com a cabeça "NUAR", não percebendo o esforço que as atletas têm feito para fazer as coisas bem feitas como pedido pelos treinadores. Penso que a função principal do treinador é ensinar e explicar aquilo que pretende que os atletas realizem para exigir vitórias. Os jogos, como dizem, são "a feijões", mas para mim isto não existe. Todos os jogos são para ganhar. Nem sempre conseguimos, mas isto é outra conversa e outro tema para debater. Nós temos 2 equipas de iniciadas que têm capacidades, mais que suficientes para ganhar a maioria dos seus jogos. O CPN B, talvez tenha mais dificuldade porque como todos nós sabemos é composto por um misto de experiencia e juventude (as atletas que começaram em Setembro), mas os jogos desta equipa deve ser encarado como os da equipe A, para vencer. É muito dificil depois convencer as atletas que têm as mesmas potencialidades das atletas da outra equipe, se os seus jogos forem encarados como uma brincadeira ou mais um treino. Se queremos pedir as atletas que treinem com afinco e disponibilidade para evoluir, deve o treinador realizar um trabalho sério no dia dos jogos, fazendo a rotação das atletas mas sempre com o objectivo principal de ganhar no final. São as vitórias que trazem a alegria, o interesse e a evolução das atletas. Fica este desabafo. Relativamente ao Sr. Helder, um pequeno comentário. é muito fácil dizer bem das arbitragens quando trazemos o arbitro "isento" de casa (Treinador de uma equipe adversária e que no ultimo jogo contra o CPN foi "passada a ferro" e ficou completamente passada, chegando ao cumulo de insultar as suas próprias atletas)e ganhamos o jogo.

Maria disse...

Jogo de domingo entre duas equipas de formação. Grandes comentarios, então quem chega a uma bancada daquelas, é um caos.A bancada em vez de apoiar as atletas mesmo quando estejam a ganhar ou a perder, não só criticam os treinadores, arbitragem. Claro como é que a formação irá para a frente?...
Quanto ao falar da arbitragem, todos erram é verdade (atletas, treinadores e árbitros.
Pelo que sei a árbitra foi fazer um favor dado que em casa do CPN nunca há árbitros. Era importante que alguem que se ache capaz fosse apitar o jogo, em vez de reclamar.
Ao falar da pessoa que teve a apitar o jogo quanto treinadora, deviam conheça-la melhor. Quem me dera ter essa treinadora no meu clube. Para informação ela nasceu aí na freguesia de Ermesinde e que eu saiba não tem nada contra nenhum clube. Como treinadora tem conseguido muita coisa na formação. Mas quem quiser fale com ela directamente pois irá com certeza ouvir quem quer que seja.
Não reclamem muito de barriga cheia, apoiam as atletas do vosso clube e deixem o resto. Como dizem estas miudas estão a apreender, e ao insultar as pessoas só se estão a prejudicar.

Saudações a todas as Atletas de Formação
Maria

Renato Castelo disse...

Palavras bonitas, mas no entanto vãs, uma vez que fala sem conhecimento. É giro dizer que... "A bancada em vez de apoiar as atletas mesmo quando estejam a ganhar ou a perder, não só criticam os treinadores, arbitragem." Que eu saiba o CPN é uma das instituições mais credenciadas no Basquetebol de FORMAÇÂO e tem muitas atletas interessadas em representa-lo (apesar do ambiente de cortar a faca, que indica). O CPN por norma não utiliza os árbitros que tem em causa própria, ao contrário de outros clubes que até os trazem de casa. Como um pequeno exemplo: no ultimo jogo Bolacesto X CPN os 2 árbitros eram treinadores do Bolacesto; depois de tanto errarem começaram a ouvir as bancadas e um dos "árbitros" disse ao banco do CPN (em autentica provocação) que ou as atletas se calavam ou eram todas expulsas. D. Maria diga-me, qual seria a sua reacção? É muito complicado, não é? Outra coisa para falarmos com as pessoas é preciso que tenham coragem de confrontar quem critica e não esconder-se, pois ao que sei todas as atletas sairam e a Srª "árbitra" não saiu das instalações.

Isaura disse...

E dizia eu que neste blogue os artigos mais comentados eram os que metiam confraternizações/farnel, ãh?!
Com este artigo tão comentado corre-se o risco de pôr em causa a minha teoria...Mas tenhamos calma!

Tal como dizia o Paulo Pinto neste comentário, arbitragens com erros vamos ter sempre e, tal como eu escrevi no cometário do jogo com o Bolacesto, até os árbitros oficiais cometem erros. Errar é humano, claro!

Também escrevi algo no blogue do treinador Hélder do JuveMaia algo que queria reiterar aqui. Arbitrar jogos de crianças não é fácil porque há muito contacto físico e a técnica (ex. paragem, arranque em drible, defesa, etc) não está consolidada. Sabendo isto, quem arbitra um jogo destes escalões tem que estar muito preparado (também para errar...). Se não se sentir preparado, seria melhor declinar o convite de arbitrar.
Na minha modesta opinião, nem no jogo com o Bolacesto nem neste foram as decisões da arbitragem que condicionaram os resultados.

Volto a pedir calma e que volte a reinar o bom-humor que caracterizava este blogue e que, se repararem no texto do bloguista-mor, é o tom que termina esta crónica! Lembro-me, aliás, que no fim do jogo os apoiantes do CPN até cantaram os "Parabéns a Voçê" a um elemento do banco do Juvemaia...

Mas como somos todos adultos, ninguém se esconde atrás de nomes anónimos, por isso, podem continuar a "arrulhar" à vontade: "I rest my case".

Maria disse...

Pelo que me dá entender o Sr. Renato pensa sempre mal da arbitragem, então faço-lhe eu uma pergunta, por que não tira o curso de árbitro e vai apitar? Ou então apita na mesma jogos, olhe que apreende muito... a acertar e a errar. O CPN realmente é um garnde Clube, ninguem pode dizer que não, mas hoje em dia também há outros e com bastante qualidade. Por acaso, por imensa pena minha meu clube não pertence à associação do Porto. Mas como é pessoa tão critica, digo-lhe então a si para ir fazer melhor. Seja como Treinador, Atleta, Dirigente, árbitro ou até mesmo de bancada. Eu vejo muitos jogos de basket, pois já tenho pelo menos vinte anos da modalidade. Pelo que eu sei a Sr. Árbitra como diz não se escondeu de ninguem. Aliás se quiser pelo que eu sei terá oportunidade para falar com a Srª. àrbitra neste próximo Domingo, ou não. Gostaria muito de estar por lá a ver os jogos de ambos os clubes que neste momento estão a ter bastante formação neste escalões de iniciadas.
Apoiar as Equipas é o mais importante, pois estas miudas são o futuro.

Saudações Desportivas
Maria

Isaura disse...

Mas o "Sr. Renato" já tem curso de Treinador, só que é de outra modalidade. Terá também alguns anos de Observador de básquete porque é um apoiante regular e atento dos treinos e jogos da filha. Quanto a ser Atleta, também se anda a pensar nisso (falta arranjar clube interessado em ter uma equipa mista de Atletas "Ultra-Séniores"). É que andámos todos a fazer uns treininhos tendo como objectivo apresentar o portfolio da nossa equipa a um clube que se venha a mostrar interessado. Pena é que a "D. Maria" não seja do Porto, caso contrário ainda a convidava a juntar-se a nós. Com mais de vinte anos de básquete dava jeito! E veria que somos uma "tribo" bem simpática. Não se deixe enganar pelas "máscaras de pseudo-guerra" que esta tribo poem na bancada. Estas "pseudo-máscaras" são só porque os pais querem o melhor para as suas filhotas (nunca desejando o mal das outras meninas, é claro!) e sentem bem uma expressão que a "D. Maria", como antiga praticante, bem conhece: "I love this game!".

Renato Castelo disse...

"D.Maria", não penso mal dos árbitros, por defeito. Penso mal dos que são maus e daqueles que prejudicam intensionalmente. A minha ligação ao Basquete é recente, por causa da minha filha que é atleta do CPN. A minha area é ainda mais sujeita a crítica do que a sua. É o Futebol.
Onde todos são treinadores, árbitros e legisladores. Como treinador de futebol, sei qual é a dificuldade de arbitrar e por isso não apito nem os MEUS jogos treino. Não que não saiba, mas por que não quero ser juíz em causa própria. Assim, e em conclusão, para acabar com este "tu cá, tu lá", peçam a ABP e FPB para enviar árbitros estagiários, para aprenderem a apitar jogos e a conviver com as bancadas. Assim não haverá JUÍZES EM CA(U)SA PRÓPRIA. E esta competição (porque o é) será mais real e honesta para estas jovens em formação.

Isaura disse...

Como se escreveu num "blogue da concorrência" "Parabéns!!! Espectacular resposta!". Esta sim é "resposta" porque o "Sr. Renato" foi interpelado. No "blogue da concorrência" não era resposta porque o bloguista-mor não interpelou ninguém. E, vá lá, não vão agora começar a melgar por eu ter escrito "blogue da concorrência": o blogue do Treinador Hélder está muito bom.

Resumo da semana: manteve-se uma discussão acesa que acaba por cair sempre na prestação dos árbitros. (e, note-se, não era este o assunto principal da crónica de domingo passado). Os árbitros "amadores" fazem o que podem e, acredito que não façam nada para prejudicar intencionalmente as equipas. É preciso sermos atentos, embora tolerantes, a este assunto. Os árbitros estagiários já vão prestar serviço no campeonato dos Infantis: porque não fazê-lo também nestes jogos do Campeonato de Iniciadas?

Mas esta semana a nossa actividade no blogue até foi bem divertida. Bons jogos neste fim de semana para as equipas das pessoas que participaram nesta divertida discussão (inclusivé a equipa da "D. Maria" e o seu clube de uma Associação que não é a ABP. Teve que vir longe se, e se bem entendi, veio ver o jogo CPN/JuveMaia...).

Entre o "Sr. Renato", o "Sr. Paulo Pinto" e eu própria, monopolizámos a conversa. E os outros membros da "tribo"?! Bóra lá fazer comentários construtivos...
E força CPN!

Isaura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isaura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.